Profissional Liberal

Se você é Dentista, médico, fisioterapeuta, entre outros, você precisa saber sobre o Profissional Liberal.

Antes de tudo, vamos diferenciar o Autônomo do Profissional Liberal:
O profissional autônomo é aquele que exerce atividade profissional de forma liberal para as empresas e/ou pessoas sem o vínculo empregatício. Ou seja, é um profissional que trabalha por conta própria.
Exemplo: Design, pedreiro, carpinteiro, pintor, algumas diaristas, etc …

Já o profissional liberal é aquele que tem a profissão regulamentada por um Conselho, exerce suas atividades de forma liberal as para empresas e/ou pessoas sem o vínculo empregatício. Ou seja, a grosso modo, é um profissional autônomo mas com uma formação técnica regulamentada por um Conselho.
Exemplo: Advogados, dentistas, médicos, fisioterapeutas, contadores, educadores físicos, etc…

Agora veja o que você deve fazer para ser um profissional liberal, assim como as suas obrigações fiscais.

REGISTRO PRESSIONAL LIBERAL

Importante ressaltar que:
Quando o serviço é prestado para uma empresa, o recolhimento do IRPF e INSS é de responsabilidade da empresa contratante. Caso seja um serviço prestado para uma pessoa física, a apuração e o recolhimento é feito pelo profissional liberal. Nesse segundo caso é necessário gerar uma Guia do INSS e o preenchimento do Carnê Leão
.

Vale a pena ser profissional liberal?

Como o profissional irá ser tributado como pessoa física pelo IRPF, até um certo valor compensa atuar como profissional liberal.
Para faturamentos mais elevados, algo em torno de R$5.000,00 pra cima, começa a ficar favorável a abertura de uma empresa.
Por tanto, se você for um dentista, médico, fisioterapeuta recém-formado, é provável que valha a pena começar como um profissional liberal.