O que é Recuperação Tributária?

Você sabia quantas vezes você pagou seus impostos incorretamente, e que existem maneiras de recuperar seu valor? A Recuperação Fiscal é uma forma do governo corrigir erros tributários e é um direito do contribuinte. A seguir, saiba se você tem direito ao valor do pagamento indevido e como resgatá-lo!

O que é uma restituição de imposto?

Recuperação fiscal é a recuperação de impostos constituídos pelo governo de forma ilegal e pagos pelas empresas. Sim, os erros cometidos pelo governo podem sobrecarregar o seu negócio. Vale ressaltar que todas as empresas têm direito à compensação tributária, sejam elas públicas ou privadas.

Consultoria Contábil

Há muitos casos em que os governos tributam indevidamente. Por exemplo, quando se torna tributável um ano após a publicação (princípio da anualidade) e o valor é atualizado por lei. Mesmo quando os cálculos dão errado.

Conheça as Vantagens de Contratar o Serviço de Restituição de Impostos da Pacont:

Como obter a restituição do imposto?

O primeiro passo para buscar ajuda com sua restituição de impostos é falar com um contador experiente – fale com os especialistas da Pacont Contabilidade. Ele poderá apurar os tributos pagos nos últimos anos e verificar quais tributos foram pagos indevidamente. Os profissionais irão apontar a natureza do imposto, que terá um papel importante na recuperação do que é devido. Depois disso, ele pode corrigir o valor indicado de acordo com a moeda e aplicar a taxa básica de juros (SELIC, sistema especial de compensação e custódia) sobre ele.
Vale ressaltar que as empresas só têm direito à restituição de impostos por meio judicial ou administrativo. Recomenda-se a contratação de um advogado tributário. Neste caso, o imposto pago será compensado. Esta compensação só pode ser feita em conjunto com impostos do mesmo tipo. Ou seja, o imposto de renda pode ser compensado com outros tributos federais, os salários da educação podem ser compensados com INSS, etc.

Vantagens do reembolso de impostos

O processo de restituição de impostos é importante porque pode mostrar onde empresas e governos erraram, permitindo que você recupere valores pagos indevidamente, crie provas negativas de dívidas comerciais e torne seu negócio mais eficiente. Também evita que as empresas paguem altos impostos e multas, mostrando que a empresa fez a sua parte e foi cobrada indevidamente. Também pode reduzir a carga tributária das empresas.

Quais são os tributos que podem ser recuperados?

Diferentes tipos de impostos – tributários, trabalhistas e outros – podem ser recuperados por meio do processo de recuperação fiscal. Esses impostos incluem:

PIS (Programa de Integração Social);

  • Regime Não Cumulativo

  • Produtos Monofásico

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);

ICMS-ST (ICMS-Substituição Tributária);

IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);

FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);

  • Multa dos 10% em demissões sem justa causa

  • Pagamento Indevido GRF e GRRF

  • Pagamento em Duplicidade

INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social);

  • Sobre verbas indenizatórias – nos casos de demissão sem justa causa

  • Recuperação de Crédito NFS Retenção – Lei nº 9.711/98

  • Salário Família e Salário Maternidade

ICMS pago nas contas de Energia elétrica.

Proposta Online

Seja Nosso Cliente



    Curtir isso: